Analitics

segunda-feira, março 17, 2008

Sobre preconceitos e intolerâncias

A garota da foto ao lado é Liad Kantorowicz. Ela é uma israelense de 30 anos que se propôs uma experiência inusitada: vestir-se como palestina durante um mês e tentar levar uma "vida normal" na cidade de Tel Aviv, em Israel.

Hoje li no portal de notícias G1 um relato sobre sua experiência. O texto conta que, apesar de já esperar reações de racismo, Liad ficou chocada com a intensidade delas, narrando alguns desses episódios. (Vale a pena ler a reportagem completa. Para isso, clique aqui.)

Trancrevo abaixo apenas o trecho que, por motivos óbvios, chamou mais a minha atenção

De acordo com Liad, o momento mais doloroso da experiência ocorreu em uma boite gay.

"Dava para cortar o ar de tanta tensão, todos os olhares se voltaram para mim quando entrei na boite, que supostamente deve ser um lugar de tolerância".

Liad diz ter sentido olhares hostis, que claramente diziam que ela não era bem-vinda e dois homens jovens chegaram a agredí-la verbalmente, gritando: "como você ousa usar o símbolo do Islã neste lugar impuro?".

Segundo ela, eram dois gays palestinos, que se faziam passar por israelenses, que quase a agrediram fisicamente.

"Eu os levei para fora (da boite) e expliquei o objetivo da minha experiência. Um deles começou a chorar, acho que o fiz perceber a contradição em que vivia".


É de fazer refletir bastante sobre as contradições e ambigüidades em que grande parte dos "colegas" vivem atualmente. Mas, principalmente, vale para mostrar o quão hipócrita é cobrar dos outros aceitação e tolerância quando boa parte da "classe" se corrói entre intrigas e discriminação contra seus "iguais".

A Liad, meus parabéns!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails