Analitics

terça-feira, maio 17, 2011

O beijo gay que quase ninguém viu

Toda a celeuma sobre o beijo gay que o SBT exibiu recentemente em sua novela me lembrou as polêmicas dos beijos vetados nas novelas globais, e do quanto as pessoas ficavam se questionando sobre quando finalmente aconteceria o primeiro beijo entre homens na TV aberta brasileira Daí que me lembrei também de um post escrito por um querido amigo no seu falecido blog "Sobre Pitangas e Abobrinhas", no qual ele lembra que o esperado beijo gay já aconteceu na TV Machete, em 1990, mas quase ninguém percebeu. Reproduzo abaixo o post (original nesse link), em autêntico Ctrl+C Ctrl+V.



Sobre o primeiro beijo gay JÁ DADO da televisão brasileira


Pois é, pessoal, enquanto todo mundo espera pelo primeiro beijo gay em tudo quanto é novela das oito, parece que há 18 anos atrás, em 1990, a extinta TV Manchete já tomava a dianteira nessas mudernidades, deixando Globo e Record (há quem diga!... ¬¬) para trás! =D



Há alguns dias atrás, assistindo a um episódio da série Mãe de Santo (como disse, da Manchete), acabei por descobrir que o tão falado primeiro beijo gay da televisão brasileira, na verdade, já aconteceu e passou despercebido. Em mais de um episódio há personagens homossexuais, tanto masculinos como femininos, mas no 11º são trabalhados com mais intensidade. Detalhe: todos os casos são abordados de forma muito bonita e delicada. Isso em 1990!
Bom, o 11º episódio tem como núcleo central dois rapazes, Rafael e Lúcio, universitários da Bahia, ligados por diferentes pontos-de-vista sobre política, religião, cultura e percepção de mundo. Dentre tantas diferenças é que surge um sentimento mais forte que a amizade. Logo abaixo vão as imagens da primeira vez dos dois. Muito legal o "clima", o antes (3 primeiras imagens) e os dois acordando juntos depois. Isso em 1990!



(Para aumentar a imagem, basta clicar nela)



Rafael, porém, apesar do grande carinho por Lúcio, não acredita que seja este seu caminho e cada um toca a vida para uma direção. Anos depois voltam a se reencontrar. Rafael já casado e Lúcio um reconhecido artista. Minha surpresa ficou por conta deste segundo encontro. Acho que melhor que qualquer palavra que eu possa mostrar são as imagens abaixo:



(Para aumentar a imagem, basta clicar nela)
E isso em 1990!



Pois é... Digno de ir pro YouTube, né? No final das contas os créditos por um dos momentos mais esperados das novelas das oito globais ficaram por conta da Manchete!

Quem puder, vale a pena dar uma conferida nessa estória. Muito gostosinha de se assistir!

=D

UPDATE

A cena do beijo:

Disponível no YouTube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=XZg0IG7V1gw

4 comentários:

FOXX disse...

das novelas ou da tv brasileira?
estão confundindo isso...

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

memória curta deste povo né?

Rodrigo disse...

Belo post!
;)

Autor disse...

Enquanto isso, nos EUA (um país considerado um tanto quanto pudico perto de nós, brasileiros), nas séries é mais do que comum casais gays e seus relacionamentos.
Em Glee, série que tem milhares de fãs crianças, o beijo gay foi tratado com uma naturalidade tremenda.
Um dia a gente evolui. Ou então vira Pokemón.
:-P

Related Posts with Thumbnails